Para mim, dantes era a França, por causa da Meia-Final do Euro '84. E para provar que era mesmo, ganhou-nos também no Euro 2000 e no Mundial de 2006. Depois foi a Itália, naquela qualificação para o Mundial de '94, mais tarde também na preparação para o Euro 2004 (quando nos derrotaram por duas vezes seguidas) e, mais recentemente, já na preparação do Europeu deste ano. Agora (e desde o início do Euro 2004, definitivamente, a Grécia é mais uma das nossas "Bestas Negras", a quem não conseguimos ganhar... ou melhor, com quem só conseguimos... perder.
Não estou nada optimista acerca disto. Até porque, do outro lado da moeda, dos nossos "amuletos" (que são aquelas equipas a quem sempre ganhamos) só a Holanda vai à Suiça e à Áustria... e a Inglaterra fica em casa. Parece-me, por isso, que Portugal terá claramente um problema neste Europeu com as selecções que vistam de azul e branco e se cruzem connosco no torneio. De lembrar que também a Rep. Checa (que nos derrotou em '96, nos Quartos-de-Final do Europeu de Inglaterra) quase sempre veste de branco e azul...
Bem sei que nada disto serve para analisar logicamente o jogo desta noite, em que Portugal perdeu (uma vez mais) frente à Grécia. Mas... a jogar da forma que a equipa das quinas joga, a pouco mais de dois meses da competição (que, supostamente, todos queremos ganhar)... penso que estamos (ilogica e infelizmente) um pouco entregues ao factor sorte e a pormenores algo patéticos (como cores de equipamentos) que nos façam pensar que é melhor mesmo a lógica não prevalecer neste Euro 2008.
Posso mudar de opinião mas, para já, acredito mais que nos podemos dar melhor jogando só com equipas que não vistam de branco e azul do que creio que estamos prontos para conquistar este troféu com os méritos que temos vindo a demonstrar em campo.
Sem comentários:
Enviar um comentário