A ponta final do campeonato acaba por revelar que toda a época só podia desembocar no cenário que agora temos, a caminho da última jornada da Liga.
Sem surpresas, o Porto foi campeão cedinho (e até já relaxou à espera da final da Taça de Portugal), muito por culpa... não sua mas dos outros, que também cedinho mostraram que se o 1º lugar da competição não era para eles então o 2º também lhes fazia alguma impressão. Excepção feita ao Vitória de Guimarães, que até agora fez bem mais do que aquilo que lhe era exigido (na época passada estava na Liga Vitális, recorde-se), Benfica e Sporting demonstraram muita "cerimónia" em fazer por merecer a vice-liderança. A ver vamos o que acontece este fim-de-semana.
Mas o que mais me preocupa - mesmo a sério - é saber para quê ou para quem se joga no nosso país. O facto de a União de Leiria ter descido de divisão preocupa-me tanto como me alivia, tenho de confessar. Preocupa-me porque vejo mais um "estádio 2004" a afastar-se da 1ª Liga (caros "senhores 2004": finalmente, já se aperceberam que foi tolice ter tanto estádio novo e que se poderia ter feito tudo igualmente bem com seis boas infrastruturas?...). O alívio advém do facto de não ter de assistir a mais jogos e resumos televisisvos com um estádio de "primeira" às moscas. Já lá vai o tempo em que o (antigo) Magalhães Pessoa enchia. Entretanto, a cidade e a região desligaram-se do clube que, agora, tem obrigatoriamente que (re)pensar a sua estratégia. Na Liga Vitális pode encontrar esse espaço de meditação... ou não, caso os olhos venham a ser (de novo) maiores do que a barriga.
Mas a União não é caso único. Clubes há que durante uma época inteira têm o seu estádio "a meio gás" e só quando têm a visita dos "Grandes" ou estão em vias de ter de lutar pela manutenção (ou quando a conseguem) a casa enche (muitas vezes, com bilhetes à borla!) e aí, das duas uma: faz-se festa ou a multidão exige a cabeça do treinador por se falhar o objectivo. A histeria colectiva momentânea é sempre boa para esses "números".
Espero, por isso, que quem vier para a 1ª Liga (para já, parabéns ao Trofense - que seja sangue novo que traga mais-valias ao campeonato) evite os mesmos erros (mau futebol, bilhetes caros, "choradinhos" quanto às "1001 injustiças que acontecem todas as jornadas"...) de quem já lá mora.
Em suma, para a próxima temporada espero que se jogue com estádios bem compostos todas as jornadas (bilhetinhos baratos, para variar, não?...) e que se jogue para ganhar. Para ser campeão, 2º, 3º... ou até para não descer de divisão. Mas não esperar pelos "milagres" de fim da época, jogando até ali mal e/ou disparando críticas em todos os sentidos, como se tudo estivesse mal... excepto o que está mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário